português / español

Lasca Produções é uma produtora cultural focada na produção de conteúdo latino-americano. Buscamos uma interação direta entre os países latino-americanos, especialmente entre Argentina - Brasil, desenvolvendo projetos que atuem nos dois países e que fortaleçam o elo cultural entre eles, proporcionando um intercâmbio de mostras, exposições e co-produções.

Fundada pelas cineastas Andrea Armentano e Sofía Torre, Lasca busca também através de mostras cinematográficas e exposições, destacar o papel da mulher no mercado cinematográfico.

 

 

Andrea Armentano nasceu em São Paulo, Brasil em 1983 e vive entre Buenos Aires e São Paulo desde 2012. É uma cineasta, produtora e curadora independente. Se formou em cinema na Universidade Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e em roteiro e estéticas da direção na New School for Drama em Nova Iorque. Seu primeiro curta-metragem Tempestade foi selecionado por diversos festivais como Cinesul, Festival de Cinema Latino-americano de Rosario, Mostra ABC, entre outros. Trabalhou como produtora entre 2005 e 2010 nas maiores casas produtoras de São Paulo. Em 2010, trabalhou como produtora executiva no premiado documentário Waste Land, produzido pela 02 Filmes e indicado ao Oscar de melhor documentário.

 

No ano de 2015, Andrea levou ao Brasil junto à Sofía Torre uma retrospectiva quase completa do diretor de cinema argentino, Leopoldo Torre Nilsson, que se realizou no Centro Cultural Banco do Brasil nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

 

Sofía Torre nasceu em 1977 em Buenos Aires, Argentina. É a quarta geração de cineastas de sua família. É formada em cinema na Escola Nacional de Experimentação e Realização Cinematográfica (ENERC). Trabalha também como diretora de animação para exposições de arte, séries de televisão, comerciais e filmes.

Em 2018, Sofía realizou um trabalho de resgate de alguns filmes de seu avô, Leopoldo Torre Nilsson, com o propósito de difundir sua obra. Tal projeto foi aprovado pelo Conselho de Promoção Cultural de Mecenato de 2016 da cidade de Buenos Aires.

 

Andrea e Sofía são as diretoras artísticas e curadoras do festival de cinema Mulheres em Cena, que está focado em difundir e visibilizar o trabalho de diretoras latino-americanas. Tal festival começou no Brasil em 2016 nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e desde 2018 se realiza na cidade de Buenos Aires.

 

A Religiosa é o primeiro trabalho em conjunto de Andrea e Sofía como diretoras. O roteiro ganhou o importante prêmio Histórias Breves do Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais da Argentina (INCAA), que revelou importantes diretores tais como Lucrecia Martel, Pablo Trapero, Julia Solomonoff, entre outros.


voltar